Breve Histórico

Há mais de dez anos, a Fatec Tatuí está imbuída do desejo de corroborar com o fortalecimento regional através do aprimoramento da educação, da qualificação profissional e, consequentemente, do nível de aprendizagem e de conhecimento teórico, prático e tecnológico.

Inicialmente, voltada à área da automação, a Fatec Tatuí começou suas atividades no dia 02 de março de 2006 com 80 alunos em dois períodos: uma classe no período vespertino e uma classe no período noturno, resultado do Decreto nº 50.578/2006. Como não possuía espaço próprio, contou, naquele momento, com a parceria da Escola Técnica Salles Gomes. No mesmo ano, no dia 21 de março de 2006, foi publicada, no Diário Oficial a Portaria CEETEPS nº 39/2006, designando o Prof. Dr. Mauro Tomazela como Diretor da Unidade em caráter pro tempore.

Na Etec Salles Gomes, a Fatec Tatuí permaneceu até dezembro de 2006, quando foi transferida à Rodovia Mário Batista Mori, nº 971, Jardim Aeroporto, em imóvel cedido pela Prefeitura Municipal, onde dividiu espaço físico com a EMEF “Eunice Pereira de Camargo”.

O imóvel cedido à Fatec Tatuí foi definitivamente transferido para o CEETEPS, através da Lei Municipal nº 4.237, de 03 de setembro de 2009, com o objetivo da expansão da oferta de ensino superior gratuito e possibilidade de adequação física pelo CEETEPS. Naquele mesmo ano de 2009, foi autorizada a reforma do Bloco II do Campus, o que implicou a transferência da Faculdade para espaço também cedido pela Municipalidade, junto à Escola ASSETA/Objetivo, onde permaneceu até agosto de 2010. As obras de reforma e adequação desse espaço foram licitadas e contratadas pelo CEETEPS por R$ 4.910.031,30. As instalações desse bloco contam com 09 salas de aula equipadas com multimídia; 01 auditório com capacidade de 350 lugares; 02 auditórios de 80 lugares cada; 05 laboratórios multidisciplinares; 08 laboratórios de Automação/Manutenção; 01 biblioteca; instalações de cantina e reprografia e, departamentos administrativos.

Em agosto de 2010, a Fatec Tatuí voltou e reassumiu seu espaço, com projeto de continuidade da reforma e adequação do prédio, negociando com a Prefeitura a saída da EMEF “Eunice Pereira de Camargo” para um novo prédio construído pela municipalidade. Foi nessa ocasião que buscou recursos para a reforma do Bloco I, adequado para receber não só as instalações da Diretoria e da Congregação, mas também as Secretarias de Serviços Administrativos e Acadêmicos. Esse Bloco possui hoje 16 salas de aula, 03 laboratórios e o Estúdio de Produção Fonográfica – esse último ainda em fase de término. Ainda fez parte dessa fase a construção de passarela de interligação entre os Blocos e a construção da nova portaria. Nessa parte do projeto, foram investidos quase 6 milhões.

Em uma década, a Fatec Tatuí cresceu em infraestrutura física porque cresceu em inovação tecnológica, em número de cursos e, consequentemente, em número de alunos. Nasceu em 2006, com 80 alunos matriculados no curso superior de Automação Industrial e hoje atinge a marca de 2.217 alunos distribuídos pelos cinco cursos que a Unidade oferece: Automação Industrial, Gestão Empresarial (presencial e EAD), Manutenção Industrial, Gestão de Tecnologia da Informação e Produção Fonográfica -um total de 400 novas vagas a cada semestre.

De início, a Unidade contava com pouco mais de quatro professores. Hoje, o corpo docente agrega 103 profissionais, sendo 16% graduados; 22% especialistas; 51% mestres e 11% doutores. Além do corpo docente, o corpo administrativo emprega 38 profissionais, funcionários do CEETEPS, Prefeitura Municipal de Tatuí, Estagiários e Terceirizados.

Em parceria com a Adfatec, a Unidade conta com a “Casa do Professor” – espaço de descanso e recreação equipado de dormitórios (masculino e feminino); sanitários; cozinha; sala de jantar e sala de estar. Em parceria com os alunos e a Secretaria de Meio Ambiente do Município, está sendo finalizado o paisagismo e a preservação de áreas verdes. Também está em andamento na Unidade a construção de Galpão/ Laboratório de Soldagem e Laboratório de Tecnologia de T.I Limpas (resíduos eletrônicos) com recursos do Fehidro. A reforma da Incubadora de Empresas, a construção do Restaurante, o Ginásio Coberto e Vestiário, Dependências dos Serviços Operacionais, Laboratórios de Manutenção e mais um conjunto de salas de aula no prédio I são ações que deverão ser pleiteadas junto ao CEETEPS dentro do projeto inicial programado para a fase III.

Inúmeros são os projetos acadêmicos desenvolvidos por alunos e professores da Fatec Tatuí; muitos deles merecem destaque, como a “Escola de Eletricistas”, o “Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis”, o “Minuto Musical”, o “Simpósio de Tecnologia”, a “Semana Zero”, a “Oficina de Linguagem” e a “Estação Meteorológica Compacta”. Outros buscam seus primeiros passos como a “Parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba” e o “Inova” e, outros ainda estão por nascer. Não menos importantes são os projetos sociais voltados à comunidade tatuiana, como o Cosc, que tem como premissa o atendimento de mais de três mil famílias carentes. Nesse projeto social, professores da Fatec Tatuí oferecem orientação e aulas de matemática, gramática, hardware e software incitando, assim, o afastamento dos jovens do mundo da criminalidade e das drogas. Ainda há o Projeto “Trote Solidário”, que em todo início de semestre recolhe donativos que são doados às entidades assistenciais do Município e, “Campanhas de Doação de Sangue”, realizadas entre o público discente com o objetivo de salvar vidas no hospital do Câncer de Jaú.

A Fatec lançou, nesse período, muitos profissionais para o mercado de trabalho com uma visão diferenciada, um tecnólogo preparado para os desafios do mercado e da vida, com visão humanística, científica e tecnológica. Por isso, o lema acima: “o sucesso do homem vem pelo seu talento quando nesse não há formação. E vem pela formação, para fortalecer o seu talento”.



A Fatec Tatuí fica neste endereço: